
papo de casa | canto das rendeiras

Como parte da programação de abertura da exposição Rendando Histórias, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro promove uma roda de conversa com as artesãs do coletivo Rendeiras da Aldeia.
Na abertura da mostra Rendando Histórias, o Museu A CASA convida o público para experenciar os Cantos de Trabalho entoados pelo coletivo paulista Rendeiras da Aldeia. São melodias com origem nas tradições orais do Nordeste, especialmente de Pernambuco, e que acompanham o ritmo do trabalho manual, marcando o compasso do rendado, aliviando o cansaço e criando um ambiente de harmonia. Na sequência, o Papo de Casa, mediado por Lucilene Silva, reúne artistas, artesãs e parceiros do projeto, entre eles Ana Vaz, Alexandre Rousset, Viviane Fortes, Vera Cristina Athayde, Mestra Wilma da Silva e Aliane Lindolfo, em uma conversa sobre como os saberes ancestrais dialogam com a prática artesanal, a pesquisa cultural e o design contemporâneo.
A entrada é gratuita, e não é necessário inscrição prévia.

Papo de Casa e Canto das Rendeiras
15 DE NOVEMBRO DE 2025, DAS 13H ÀS 14H30
Com as artesãs do coletivo Rendeiras da Aldeia, Ana Vaz, Alexandre Rousset, Viviane Fortes, Vera Cristina Athayde, Mestra Wilma da Silva e Aliane Lindolfo. Mediação de Lucilene Silva.
Espaço de encontros do Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP
Evento presencial • gratuito • sujeito à lotação
